Anúncio sobre como será realizada a liberação de saque de dinheiro do FGTS fica para semana que vem

O governo decidiu adiar para a próxima semana o anúncio sobre como será realizada a liberação de saque de dinheiro dos trabalhadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – medida que busca animar a economia.

Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a equipe econômica ainda está fechando as regras para acesso aos recurso. Apenas parte do FGTS será liberada, já que o governo quer continuar direcionando recursos do fundo para financiar a construção civil.

“Uma garantia já está tomada. Toda a parte que faz o financiamento da casa própria, do Minha Casa Minha Vida, será mantida”, afirmou nesta quinta-feira.

Também com a intenção de dar estímulo à economia, medida semelhante foi tomada no governo anterior: em dezembro de 2016, o então presidente Michel Temer anunciou liberação para saque de contas inativas, o que totalizou R$ 44 bilhões.

A discussão recorrente sobre o uso de recursos do fundo desperta não só o debate pontual sobre os reais efeitos desses saques “fora de época”, mas também sobre o papel do FGTS, criado há mais de 50 anos, no contexto atual da economia brasileira.

Fonte: www.bbc.com